SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE A EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO NO AP
![]() |
Membros das comissões fizeram parte da mesa |
O movimento "Petróleo no Amapá Já" realizou, na tarde dessa sexta-feira, 10/01, uma reunião de capacitação na Assembleia Legislativa do Amapá com membros das diversas comissões do movimento e teve como palestrante o Dep. Est. Del. Inácio que é presidente da comissão de petróleo e gás, na ALAP.
O movimento liderado pela ativista política Rozely Martins é uma iniciativa da sociedade civil organizada para, não apenas lutar para que a exploração aconteça o mais rápido possível, mas para que a sociedade local esteja preparada para participar ativamente desse processo, sendo sua principal beneficiária e usufruindo do enorme desenvolvimento econômico e social que se espera e que já aconteceu em outras regiões do país, após a exploração do petróleo.
O objetivo do movimento é despertar e informar a sociedade sobre o tema, provocar essa discussão e pressionar as autoridades políticas para que o projeto avance, pois o Amapá não pode mais esperar. O Dep. Inácio falou sobre a importância do protagonismo do povo nesse processo e deu as boas vindas ao movimento, destacando que a ALAP é a casa do povo e onde devem ser travadas essas discussões.
Fizeram parte da mesa, além do Dep. Inácio que a presidiu, os membros das diversas comissões do movimento social: Rozely Martins, Dra Daniela Fortunato, Josiane Santos, Dr Thoni Furtado, Eng.Bruno Cei, Izaias e Prof. Gesiel Oliveira.
Após a participação de todos eles, bem como a participação de forma virtual do Prof. Dr. Ercílio, profundo conhecedor do tema, a mesa foi desfeita e o Dep. Inácio conduziu a palestra de forma bastante participativa.
![]() |
A plateia atenta e participativa do início ao fim |
Ao final do evento, se fez presente o Ministro do Desenvolvimento Regional ,Waldez Góes, assegurando que a exploração do petróleo na margem equatorial vai acontecer, é só questão de tempo. Ele disse que a PETROBRÁS já respondeu a todos os questionamentos do IBAMA e tanto o Governo Federal,como o Estadual estão empenhados nesta direção. Ele garantiu que, enquanto ministro, fará todos os esforços para, junto com a PETROBRÁS, preparar os municípios e a sociedade para esse momento importante para o Amapá, para a Amazônia e para o Brasil. " Não precisamos errar, diante de tantos exemplos que deram certo em outros lugares", disse o ministro. Ele se comprometeu a informar o movimento sobre as tratativas do Ministério do Desenvolvimento Regional com a Estatal e reforçou que o Amapá só perde se não estiver preparado para as oportunidades,que serão muitas, e há vagas para todo mundo.
![]() |
Participação do Ministro Waldez Góes |
O público alvo do evento foram os membros das comissões do movimento, para serem capacitados e depois serem multiplicadores dessas informações para a sociedade em geral. A reunião terminou após às 18h com uma plateia atenta a todas as informações repassadas pelas comissões, pelo Dep. Inácio e pelo Min. Waldez. A ideia é continuar a fazer esses encontros de capacitações com políticos, técnicos, profissionais de setores importantes e despertar o povo do Amapá para o que está por vir, que deve ser de interesse de todos.
O senso comum dos participantes foi reconhecer a enorme responsabilidade desta geração na tomada de decisões e o acompanhamento de todo o processo para que gerações futuras possam usufruir disso e a prosperidade, finalmente, se torne uma realidade para o povo do norte do Brasil. O petróleo no Amapá é de interesse de partidos e grupos politicos dos mais diversos. Deve ser a luta de todos os amapaenses e de todos os brasileiros. O mundo não tem o que temos. E precisamos ser, finalmente, beneficiados pelas riquezas que nos pertencem.
Adriana Garcia
Jornalista na Amazônia
Jornalismo como deve ser
Se gosta do meu trabalho, colabore com ele pelo pix jornalistaadrianagarcia@gmail.com
Comentários
Postar um comentário